Por que devo evitar mexer na caixinha de areia do gato durante a gravidez?
O parasita que causa a toxoplasmose pode estar presente nas fezes do gato. A toxoplasmose não é uma infecção grave para você, mas pode ser para o desenvolvimento fetal.
A ingestão de carnes cruas ou malpassadas é na verdade a fonte mais comum da infecção, mas, ainda assim, as fezes do gato representam um possível risco.
Pesquisas mostram que um grande número de mulheres já é imune à toxoplasmose antes de engravidar. Se você é dona de um gato ou se já teve um no passado, é possível que tenha sido exposta à infecção sem nem ter percebido. Aí você não corre mais o risco de ter a doença na gravidez.
Quais os sintomas da toxoplasmose?
Nos adultos, os sintomas costumam ser leves e podem incluir gânglios inchados no pescoço, dores de cabeça, dores musculares, fadiga e sensação de gripe. Eles geralmente aparecem de duas a três semanas depois da exposição à infecção. Alguns adultos chegam a não ter nenhum sintoma.
Para um bebê no útero, os efeitos da toxoplasmose variam de acordo com o período da gravidez em que a infecção começou. Quanto mais cedo o bebê for infectado, piores os danos. Uma infecção pode levar a um aborto espontâneo ou a um bebê natimorto, além poder provocar hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro), problemas de visão ou em outros órgãos da criança.
A maioria dos bebês nascidos com toxoplasmose não apresenta problemas óbvios logo de cara, mas desenvolve sintomas, geralmente na visão, durante a infância e até na vida adulta.
Como posso ter certeza de que não tenho?
Os médicos costumam pedir durante o pré-natal um exame de sangue específico para detectar a toxoplasmose. Se no resultado não aparecerem anticorpos para a doença, então você não está imune, ou seja, ainda corre o risco de pegar.
Caso os anticorpos estejam presentes no seu sangue, isso pode ser devido a uma infecção anterior -- e nesse caso a notícia é boa, pois você já está imune -- ou a uma infecção mais recente que ainda precisa ser tratada.
Dependendo da taxa, os médicos conseguem determinar se se trata de um caso ou do outro, portanto não se desespere antes de falar com o médico e esclarecer tudo.
Se o resultado for positivo para toxoplasmose já durante a gravidez, você vai ter que tomar antibióticos por vários meses, o que reduzirá significativamente o risco de o bebê ser infectado.
Seu filho também poderá passar por um exame ainda no útero, embora os testes não consigam mostrar o nível de gravidade da doença. O exame é feito através da coleta de uma amostra de sangue fetal tirada do cordão umbilical ou do próprio líquido amniótico (ainda assim, os resultados não são 100 por cento confiáveis).
Também é possível realizar um teste depois do parto. Caso haja qualquer suspeita de infecção no bebê, ele será tratado com antibióticos.
Como evitar a toxoplasmose?
Tome bastante cuidado se você não tem os anticorpos para a doença.
• Certifique-se de cozinhar bem todas as carnes, já que o parasita pode ser encontrado em carnes cruas ou malpassadas. Lave bem as mãos depois de mexer em carnes cruas.
• Sempre lave bem frutas e verduras, especialmente se vai consumi-las cruas. Não use a mesma tábua ou faca para cortar carnes e verduras.
• Se você gosta de mexer com plantas no jardim, é sempre bom usar luvas e depois lavar bem as mãos, já que pode haver contato com fezes de gatos no solo.
• Pode ser um pouco cansativo ou parecer exagerado, mas, se você tem um gato, sempre lave as mãos depois de brincar com ele. Peça a outra pessoa limpar a caixinha de areia do gato. Se não der para escapar da tarefa, use luvas, e lave as mãos mesmo assim. Limpe a caixinha diariamente e esterilize com água fervendo (deixe a água no local por cinco minutos).
• Cubra tanques de areia das crianças para impedir que gatos os usem para suas necessidades.
Estes cuidados devem ser suficientes para prevenir o contágio da toxoplasmose, mesmo que seu gato tenha a doença. Para não ficar em dúvida, peça ao veterinário um exame. Mas vale lembrar que se seu gato só fica em casa e não tem contato com fezes de outros gatos, nem é alimentado com carne crua, provavelmente não há com o que se preocupar.
Para mais informações sobre a toxoplasmose, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade.
Oi Mariana, ótimo post. É só usar o bom senso, seguir normas básicas e tradicionais de higiene, manter os gatos vacinados, pedir para outra pessoa limpar a caixinha... No mais, é curtir a gravidez, os gatos e ser muito feliz ;)))
ResponderExcluirBjs
Oi, Mariana,
ResponderExcluirInformação é a salvação...
Creio que toda a população deveria ser muito bem informada pela mídia sobre esses assuntos de saúde que envolvem nossos animaizinhos. Teríamos menos abandonos.
Será que o gatinho portador apresenta sintomas?
Tenha uma ótima quinta-feira,
beijinhos,
Lígia e =^^=